quarta-feira, 3 de abril de 2013

Impressões sobre as reuniões de Rotary na Austrália

Tico

As reuniões dos Rotary Clubs na Austrália têm algumas particularidades quando comparadas com as do Brasil. Geralmente, os australianos se reúnem em restaurantes, hotéis ou clubes e o pagamento é realizado na hora. Algo em torno 25 dólares australianos. Dessa forma, só pagam aqueles que efetivamente estiveram na reunião.

Tico na penúltima apresentação do grupo, na terça-feira (2)

A per capita distrital e internacional são pagas a cada 3 meses. Nas reuniões noturnas são reservados os 30 minutos que precedem a reunião para o companheirismo. Assim que a reunião é aberta, faz-se uma pausa para o jantar e a reunião é retomada durante a sobremesa.

Sorteios de vinhos são realizados no início da reunião. Alguns clubes cantam músicas típicas antes de iniciar os trabalhos. A maioria dos rotarianos não usam pins, em nenhum momento, nem nas reuniões. Durante a reunião usam um crachá com nome, classificação, cargo no clube e algum cargo importante no passado, como presidente e governador.

Uma brincadeira interessante e engraçada são as "multas" que qualquer um pode gerar para outro. Multa-se por qualquer motivo, inclusive inventado na hora. Quem multa deve doar algumas moedas e quem é multado, também. Exemplos de multas: esqueceu de usar o crachá, não cumprimentou o presidente, foi passear de barco e não pulou na água de biquíni (foi a brincadeira feita com Meire e Regina em Esperance). De um modo geral, essas particularidades tornam as reuniões bem mais animadas e interessantes.

Time conheceu parte do grupo do IGE da Austrália,
que estará no Brasil em algumas semanas

Penúltima apresentação
Enquanto hospedado pelo Rotary Club de Melville, nosso time de IGE fez mais uma apresentação formal. Aquela da terça-feira (2) à noite, em um iate clube na região metropolitana de Perth, foi a penúltima apresentação prevista para o programa.

Novamente, o grupo cantou "Garota de Ipanema"  para companheiros de vários clubes. Cerca de 80 pessoas estavam presentes e alguns membros do IGE Brasil - Austrália tiveram a oportunidade de rever hosts da primeira semana. Também conhecemos o restante das integrantes do IGE da Austrália que em algumas semanas estarão no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário