sábado, 6 de abril de 2013

No último dia do IGE, hora de dizer adeus

Luiz

Vários ex-integrantes do Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE), no período de preparação para a viagem, falaram sobre o quanto este programa do Rotary Internacional é espetacular. Só não fazíamos ideia  de que era tão bom – muito além das expectativas.

Luiz com a última família anfitriã: Nikki e Alan Morcombe
aprovaram os presentes trazidos do Brasil

Contudo, como tudo que é bom parece acabar rápido, com o IGE não foi diferente. Neste domingo (7), o grupo vive o último dia do programa, que por sua vez termina este ano após mais de 50 anos de história. O IGE será substituído por outro programa. Então, o intercâmbio Brasil-Austrália vem a ser o penúltimo IGE da história do Distrito 4630 – o último será o do Uruguai/Argentina, que começará em algumas semanas.

O grupo agradece a todos os rotarianos e clubes do Distrito 9465 (que podem acompanhar o blog graças ao tradutor do Google) pela amável recepção. Posso dizer que tive muita sorte por conta das famílias que me receberam. Eles sempre fizeram o possível para que eu me sentisse em casa nestes 30 dias do IGE. E foi em casa que me senti.

Nestes últimos dias, fiquei hospedado na casa de Alan e Nikki Morcombe, ambos aposentados ativos, jogando tênis quatro ou cinco vezes por semana. Vendo o casal, aprendi que é preciso ter equilíbrio para ter qualidade de vida. De nada adianta trabalhar muito e ganhar bastante dinheiro se não for para usufruir disso passando bons momentos com a família, amigos ou no hobbie favorito.

Neste domingo, à noite, o grupo pegará voo para Melbourne e, dias depois, para Sydney. Meire e eu também visitaremos Camberra, a capital. Essas cidades não fazem parte do programa, mas como a Austrália é tão longe, vale a pena aproveitar.

Antes do voo, o time terá mais uma apresentação – desta vez informal – no churrasco de despedida. Não estarei presente porque a família me convidou para assistir no estádio à partida do West Cost Eagles, time que representa Perth na liga nacional de futebol australiano (AFL). No final da tarde estarei com o restante do grupo para o momento do adeus. A Austrália Ocidental e todos os amigos que fizemos vão deixar saudades! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário