domingo, 10 de março de 2013

No primeiro dia com as famílias anfitriãs, grupo conhece mais sobre Perth

Luiz

Se já nos primeiros dias - com picnic e orquestra, passeio às margens do Rio Swan, excelente recepção - o intercâmbio estava ótimo, precisamos informar que o IGE ficou ainda melhor em seu terceiro dia. Neste domingo (10), cada integrante do grupo conheceu suas primeiras famílias anfitriãs (host families).

No terceiro dia do Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE)
do Rotary, encontro com as primeiras famílias anfitriãs

Com o sono prejudicado, ainda por efeito do jet lag, Tico, Fernando e eu acordamos antes das 6h30 e decidimos dar um passeio pelo Centro. Perth é uma cidade jovem, moderna e repleta de bosques e áreas verdes de lazer. Banhada pelo Rio Swan, tem em seu skyline arranha-céus comerciais que dividem espaço com igrejas e prédios públicos históricos.

Apesar ter mais de 1,6 milhão de habitantes, a cidade aparenta ser mais pacata que Maringá, com seus 360 mil habitantes. E há uma explicação para isso: Perth possui uma boa malha de ciclovias (com muitos ciclistas as utilizando) e o transporte público no centro é confortável, eficiente e, pasmem, de graça. Três linhas apelidadas de Cat ligam os principais pontos do centro da cidade e, não tendo que pagar por ônibus com ar-condicionado, pra que tirar o carro da garagem?

No retorno da caminhada, o grupo preparou as malas para deixar o hotel. Começou aí a jornada com as host families. Elas estavam nos esperando no saguão do hotel. Foi um momento de grande alegria e, novamente, o Distrito 9465 preparou tudo de modo para que nos sentíssemos em casa. Cada membro com sua família, partimos para dois passeios. Pela manhã, estivemos no Kings Park (ver a próxima postagem) e depois do almoço em uma bela cafeteria partimos para um passeio oficial pelo Centro da cidade.

Perth vista de Mill Point, charmoso bairro onde moram
as primeiras famílias anfitriãs

Entre nossos guias estava Wayne Muller, ex-líder do IGE para Hong Kong, que para minha grande satisfação me recebe em sua casa, no charmoso bairro de Mill Point. Wayne (como prefere ser chamado) é um australiano orgulhoso de sua cidade. Demonstrou isso a cada história contada sobre Perth e a cada comentário feito sobre os belos prédios do Centro. De carro, entre um trajeto e outro, aproveitei para perguntar o máximo que pude não apenas sobre a cidade, mas também sobre o Estado (Austrália Ocidental, em inglês Western Australia) e o País.

Aprendi com Wayne inclusive sobre o sistema de governo australiano. Por aqui, o povo vai às urnas para escolher os membros do legislativo. Num sistema similar ao da Grã-Bretanha, o partido com o maior número de representantes, tendo a maioria, indica o primeiro ministro. Nas eleições do último sábado (9), os liberais (Liberals) venceram os trabalhadores (Labors), conquistando 33 das 59 cadeiras da Assembleia Legislativa da Austrália Ocidental.

No final da tarde, chegamos à casa de Mr. Wayne, onde conheci sua esposa Fran Muller, ambos na faixa dos 70 anos. Uma casa espaçosa, com vários cômodos. Como os filhos já saíram de casa, hoje vivem apenas eles dois na residência que, como tantas outras em Perth, não tem cerca.

Wayne e Fran gostam muito de viajar e já estiveram em vários países. A última viagem foi para os Estados Unidos e, se não entendi errado - porque o bate-papo por aqui é apenas em inglês -, eles puderam conhecer o Grand Canyon e o Parque Nacional de Yellowstone.  O casal ficou muito impressionado com o material turístico que entreguei a eles sobre as Cataratas do Iguaçu e, agora, não descartam a possibilidade de viajar para o Brasil durante a Copa do Mundo ou nas Olimpíadas do Rio, em 2014 e 2016 respectivamente.

Luiz na entrega das lembrancinhas para Wayne e Fran Muller,
sua primeira família anfitriã. O artesanato feito por
sua mãe agradou os australianos

Para o jantar, tivemos fish and chips (peixe com batata frita) e salada. Conversamos bastante sobre viagens e um lado esclareceu para o outro dúvidas sobre Austrália e Brasil. Entreguei a eles alguns presentes e Fran ficou excepcionalmente contente com os artesanatos que minha mãe preparou para as host families. Foi mais um dia e tanto!

Um comentário:

  1. Bom dia ou boa noite, Luiz Fernando. Vejo que tem a intenção de aproveitar o máximo esse intercâmbio. Demonstra isso nesse post. Em abril receberemos os intercambistas da Austrália e já estamos com toda programação elaborada. Eu e a Mariana nos esmeramos o máximo para que eles tenham uma boa estadia e levem uma boa impressão de nossa Cianorte. Você está "convocado" para fazer uma apresentação de sua estadia na Austrália no nosso clube, quando de seu retorno. Nossa reuniões ocorrem nas sextas feiras às 20,30hs. Não vou aceitar um não, portanto, se prepare. Fique com Deus e aproveite. Se for possível, traga um koala na bagagem.

    ResponderExcluir